Cuidado com Golpes do Registro de Marca

Registro de Marca INPI

Cuidado com o Golpe do Registro de Marca

Constantemente somos abordados por clientes muito apreensivos que receberam ligações de empresas se fazendo passar pelo INPI ou por escritórios de marcas que estão analisando pedido de marca “de outro cliente” que é um nome de marca “idêntica a sua”.
Deste modo eles (que devem ser ultra mega bonzinhos! rsrss) ligam para sua empresa e abordam com total pressão, em alguns casos dando 24 horas de prazo para definir se vai registrar o pedido antes (- com eles, óbvio!) OU se vai desistir e “abrir mao” para o tal cliente (fictício) que os contratou.
Ou seja: uma abordagem desonesta que cria uma situação para obrigar você a tomar uma decisão pressionado  por uma situação fictícia.
Isso é golpe!

  1. Nenhuma empresa contratada para dar entrada em pedido de marca no INPI para a empresa “A” ligaria para a concorrente da empresa “B” dando a “preferencia” do pedido de registro.
  2. Pedido de marca é meramente um… pedido! Ou seja: você irá pleitear a marca ao INPI, mas a decisão final é  exclusivamente do INPI, de modo que ninguém tem a prerrogativa de “desempatar” sobre quem tem direito à marca, exceto o corpo de analistas do INPI, que –  em definitivo –  não irão ligar para você para embasar uma decisão técnica.
  3. O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – é o unico responsável por dar  – ou não – a concessão de uma marca: desconfie de quem lhe oferecer certeza do registro da marca.
  4. O INPI não faz telefonemas para ninguém.
  5. Na dúvida em caso de pressão, diga que ira consultar seu advogado: 99% das vezes a palavra mágica “advogado” é um balde de águia fria em golpistas.

Se precisar, entre em contato conosco e ajudaremos a orientar você,
Ligue e teremos prazer em ajudar!