Como editar WordPress?
O WordPress é de fácil edição pois nasceu com o objetivo de ser um blog, porem, em pouco tempo, por sua possibilidade infinita de agregar plug-ins e deste modo poder fornecer conteudo categorizado e personalizado e pela simplicidade de edição, foi “sequestrado” pelo universo corporativo.
Hoje o WordPress responde como plataforma mais popular do mundo na criação e base de sites de empresas e sites pessoais.
ALGUMAS REGRAS PARA EDITAR CORRETAMENTE WORDPRESS
Se mesmo para escrever em texto em português para uma empresa temos que ficar atentos a regras ABNT e gramatica correta, quando produzimos conteúdo, seja texto ou imagem para um site, não é diferente. Tanto o conteúdo quanto a forma de um site devem respeitar regras básicas da web, se a proposta é comunicação visual institucional com conteúdo e design que preze pela qualidade.
PAGINAS x POST: qual deles devo editar?
onde colocar novidades?
Via de regra em um site de uma empresa, PÁGINAS SAO ELEMENTOS FIXOS alusivos ao serviço que a empresa oferece.
Enquanto POST são elementos dinâmicos onde se comunica novidades, como “promoções”, “novos cursos”, “tendências da estação” e etc.
Jamais edite uma PÁGINAS para incluir informação sazonal e novidades: para isto edite OU crie um POST.
Texto informa, imagem ilustra.
Em um site SE o conteúdo será uma informação, devemos usar preferencialmente um texto para transmitir tal informação.
Neste contexto a imagem é utilizada meramente como recurso visual com apelo de ilustração ou reforço e complemento da mensagem que se quer transmitir…
Mas não deve funcionar como substituto do conteúdo de uma pagina e nao deve ser usada para carregar a totalidade da informação.
Por vários motivos:
Busca orgânica do Google Buscadores
Um dos motivos para não criar conteúdo dentro de uma imagem é que os buscadores automatizados de anúncios de texto garimpam… textos!
Logo, parece óbvio, mas se você quer vincular o site da sua empresa a determinado serviço, nunca utilize apenas uma imagem.
E sim, escreva textos!
Se você insistir em postar conteúdo em formato de imagens, talvez seu site mal seja enxergado pelo Google e demais buscadores de texto.
Outro aspecto é a questão da impossibilidade de editar.
Por exemplo:
Se você postou um curso, mas errou um horário, como corrigir?
– Se for texto basta digitar a informação certa e pronto.
– Ja se for informação indexada a uma imagem, significa reeditar a imagem e fazer novo upload>
“perda total” da imagem anterior, caso ja captada pelos buscadores.
Outra situação, talvez a mais crítica, são as regras de acessibilidade.
Dependendo da cor do fundo e do dispositivo onde se visualize, o texto é o indicado para dar boa leitura a idosos ou pessoas com baixa visão.
Tem imagem tao grande que para dar o Zoom se perde ou o inicio da informação ou o seu final… Sendo que ao aumentar um texto na maioria dos dispositivos, o texto é organizado e só se terá rolagem vertical da tela.
Dentre inúmeros motivos para se priorizar no site o conteúdo em formato de texto que pode – e deve – ser enriquecido com imagem para ilustrar , enriquecer e complementar seu conteúdo ,,, porem nunca se deve usar a imagem com a função de veicular a informação.
DICAR DE COMO PRODUZIR IMAGENS PARA SEU SITE
Já vimos que a finalidade de uma imagem em um site não é carregar a informação: e sim enriquecer e agregar valor ilustrativo a um texto informativo.
Isto dito, vamos falar de design de cores e imagens?
A imagem para a web também tem regrar e “boas maneiras” se queremos uma comunicação visual profissional que pode (e deve!) ser criativa, mas sem denunciar amadorismo ou deixar o site da sua empresa com um visual pouco profissional.
Harmonização das cores
Poderíamos nos estender aqui e falar de harmonização de cores para web e cores complementares em um padrão RGB, que envolve técnicas na aplicação de paleta de cores para a web.
Por exemplo: se uma blusa laranja pode cair bem com saia amarela na moda, na web não funciona bem assim. Imagine a dificuldade de ler um texto em laranja em um fundo amarelo?
Aqui discorremos de algo que vai alem do mero gosto individual por cor X ou Y. Pense no seguinte:
o monitor, diferente de um quadro, é olhado a curta distância. Logo, se a sua imagem ira conter texto, se deve priorizar cores que se destaquem do fundo. Afinal, Não e mera falta de criatividade do web designer que se tenha na maioria das vezes um fundo escuro com letras brancas (ou vice versa).
Por exemplo: imagina a dificuldade de ler um texto em cor laranja escrito em uma imagem com background vermelho sem o recurso de contorno branco?
Então há regras desde a combinação das cores, quanto no domínio de recursos que priorizem a qualidade e boa visibilidade em um site.
Margens e tamanho
Quando vamos imprimir material numa (boa) gráfica por exemplo, nos é solicitado que a arte precisa ter X de espaço para “sangria” ou seja: que seja poupada uma margem entre o que se comunica e o fundo: uma imagem profissional ainda que não seja impressa, deve valorizar margens, visando tornar a leitura mais fácil de quem acesso nosso conteúdo alem de manter a apresentação profissional.
O tamanho é outa questão.
Fazer o upload de uma imagem muito grande, desrespeitando o padrão da web (atualmente maximo de 1200 pixels de largura/ altura) pode afetar a qualidade, a diagramação do seu tema WordPress, além de tornar lenta a abertura do site.
Apesar de o WordPress já ser “responsivo” (ou seja: adequa o conteúdo de modo automático tanto para a tela de computador quanto para um smartphone.) a imagem também precisa ser produzida pensando em conceito responsivo! As vezes letras muito pequenas que podem ficar perfeitas num monitor de notebook, são praticamente ilegíveis num smartphone de 5 polegadas.
VALORIZE O DESIGN E O DESIGNER!
Então, na hora de editar seu site, pense bem se não está na hora de contratar um web designer!
OU caso não seja esta a sua primeira opção, reserve algumas horas para estudar um pouco sobre regras básicas de design para web.
Até a próxima!
Vale dar uma lida sobre o assunto também em:
https://webdesign.tutsplus.com/pt/tutorials/6-beginner-safety-first-color-guidelines-for-the-web–cms-21462
https://agenciahouse.com.br/qualidade-de-imagem-6-regras-basicas-ignoradas-por-muita-gente/
Além de muito material bacana na internet!